sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Eu sempre acreditei no poder da música de influenciar as pessoas.
Não acredito que músicas possam mudar o mundo, ou qeu um bom show de rock 'n roll possa fazer a diferença ou algo assim.
Se Hitler ouvisse Imagine, não mudaria absolutamente nada, mas acredito no poder dela de mudar individualmente.
Acredito no poder de fazer com que as pessoas sintam algo.
Conheço várias músicas que mudam meu humor.
Tears in Heaven, do Eric Clapton, é um exemplo.
Toda vez que ouço essa música, lembro do filho dele, que morreu.
pensa na tristeza e no amor de pai. E fatalmente, me emociono.
Dropkick murphys dá vontade de ficar bêbado.
Ac/dc de aprontar por aí, de ser um cafajeste daqueles.
Um bom blues para as horas de tristeza.
Músicas que lembram pessoas, lugares e épocas., Linger e Sweet Child 'O Mine.
Bad to The Bone e It's Reciprocal.
Baby, I'm Gonna Leave You.
Mas a música que mais me provoca emoções, que faz com que me sinta extraordinariamente bem, entre todas, é a melhor música já feita desde Mozart.
Stairway To Heaven.
Há uma versão ao vivo na qual Robert Plant começa dizendo "This is a song about hope".
É bem o sentimento que me desperta.
É algo como uma leveza, um sentimento de esperança.
Eu imagino quando essa música terminou de ser feita.
Todos os membros da banda devem ter ficado em silêncio, ouvido aquilo e pensado: Nós fizemos isso?
Dever ter sido como Michelangelo ao ver que não tinha mais em sua frente um bloco de mármore, mas Davi.
Não é uma música para ser ouvida a qualquer hora, para ficar de fundo enquanto se come ou algo assim.
É para os bons momentos, para o sol se pondo, para seu filho andando pela primeira vez, para sua primeira vez com a mulher que ama.

Para a grandiosidade.
Algo como a capela Cistina, saca?

Um comentário:

Carina Gabriele. disse...

Também acredito nesse poder que a música pode exercer sobre nós.
E, normalmente, isso é individualmente. É aquela história, né .. parece que pra cada momento da nossa vida existe uma música pra nos identificarmos.
E ah, Tears in Heaven me emociona também. Acho que essa música, na verdade, acaba emocionando todo mundo.

Beijos.